(31) 3159-1301
 - contato@vidracariaactual.com.br
Artigos

Modelos de Portas

Qual o melhor tipo de porta? Na verdade não existe resposta para essa questão, pois não existe um modelo melhor ou pior do que o outro, mas, sim, o mais apropriado para cada uso. Veja os modelos mais usados:

* Porta de abrir

image(4).png
A porta de abrir é soberana no mercado. É, sem dúvida, a mais comum de todas, ainda que existam infinitas diferenças de acabamento e padrão. É aquela que utiliza dobradiça. A maior vantagem da porta de abrir é a boa vedação, o que garante qualidades térmicas e, principalmente, acústicas muito boas. A principal desvantagem é o tamanho que ela ocupa na planta, ou seja, o espaço que a folha de abrir "varre" quanto aberta, impossibilitando móveis e espaços muito apertados ao lado delas. A porta de abrir geralmente exige maçaneta ou, se desejarmos apenas um puxador.

Ao comprar uma porta de abrir, sempre verifique a qualidade do material fornecido e da instalação. Sua porta vai durar muito mais e não ficará rangendo no segundo mês de uso.

* Portas de correr, deslizantes

12450c49b6ec5d42bd364a2e492d3b05(1).jpg

 

As portas de correr são as que andam horizontalmente com a utilização de trilhos de alguma natureza. As portas de correr são instaladas nas áreas internas de uma residência com bastante sucesso. Elas minimizam o espaço perdido em determinadas situações e têm a versatilidade de poderem ser bastante grandes, permitindo a total comunicação e isolamento entre espaços, tornando-os mais versáteis. Um bom exemplo é o uso de grandes portas de correr em uma cozinha para torná-la integrada à sala ou não, dependendo da necessidade do morador.

Mas a grande vantagem é a pouca perda de espaço. A desvantagem desse tipo de porta está em seu mau desempenho acústico térmico.
Atenção especial para quem quer usar portas de correr: cuidado na especificação dos trilhos. Existe uma grande variedade no mercado e seu uso depende, em geral, do tamanho da porta. Existem trilhos que penduram a porta, outros que estão apenas no chão e, ainda, variações conjuntas destes. Procure um especialista para dizer qual o melhor sistema para sua porta.

* Portas pivotantes

porta-vidro-abrir-02(1).jpg

 

Embora existam há muitas décadas, as portas pivotantes passaram a ser utilizadas em maior escala nas residências do Brasil há cerca de 20 anos. O funcionamento da porta pivotante é similar ao da porta de abrir, mas ela não utiliza dobradiça, mas um pino, o pivô, em cima e embaixo da porta, no local mais adequado. O pivô regula o quanto da folha da porta abre para fora enquanto um trecho (usualmente menor) dela gira no sentido contrário.

As vantagens da porta pivotante são: estética interessante, pois a porta pode se aproximar da aparência de um grande "plano", e economia de espaço, pois parte da porta se projeta para o outro ambiente. No entanto a vedação dessa porta é inferior do que a de abrir, se aproximando às desvantagens da porta de correr.

Busque um profissional para projetar corretamente sua porta desse tipo.

 

* Porta versatik

versatik04.jpg

 

O sistema Versatik e seu funcionamento inovador torna-se possível o fechamento de grandes vãos com segurança, e aberturas que proporcionam maior aproveitamento dos espaços com melhor vedação. Com folhas que se abrem para o mesmo sentido, este modelo tem como diferencial o maior vão de passagem e garante luz natural ao ambiente. Este modelo se diferencia em três modalidades:

  • Porta com 3 folhas: Sendo uma folha fixa e duas folhas de correr.
  • Porta com 4 folhas: Sendo uma folha fixa e três folhas de correr.
  • Porta com 6 folhas: Sendo uma folha fixa e cinco folhas de correr.

 


Todos os modelos descritos são interessantes e têm vantagens e desvantagens. Procure pensar bastante sobre cada ambiente e o conjunto deles antes de escolher. E tenha sempre em mente que os acabamentos são quase infinitos: as portas podem ser de vidro, madeira, metal, com dobradiças simples, pintadas, cromadas, com escotilhas, maçanetas e por aí vai. A graça está justamente em encontrar o modelo que atenda suas necessidades e tenha a sua cara.

Solicite seu orçamento pelo Whatsapp!

12 / Dez / 2019

Comente essa publicação